Imagine
Imagine você em pleno século XXI, limpo e cheiroso(ou não, pois tem algumas pessoas que nem merecem ser citadas aqui). Mas nem sempre foi assim entre os anos de 1600 e 1700 as pessoas sem água tratada, esgoto e etc., para que você tenha um ideia inicial nem o quarto dos reis tinham banheiro, no máximo tinha uma vasilinha que depois do uso o conteúdo era jogado pelas janelas, não se tinha escovas de dentes, perfumes , desodorantes, ou papel higiênico. Mesmo nos rigorosos invernos os palácios fediam pois as excretas não deixavam que o palácio fosse cheiroso.
Nem banho direito se tomava, para que você leitor bem ai onde você está que acha ruim o fato de vez em quando falta energia e tem só a água fria para tomar seu banho, naquela época as pessoas só tomavam o primeiro banho do ano em MAIO, e quem tomava o primeiro banho era o chefe da família. Que tomava um banho quente, em uma única tina. Depois do patriarca quem tomava o banho era o restante dos homens, por ordem de idade, depois as mulheres no mesmo sistema da idade, e detalhe todos tomavam o banho com a mesma água.
A maioria dos casamentos era entre os meses de maio e junho até porque não se aguentava o cheirinho das pessoas depois disso. Ai vem a parada legal do por que das mulheres usarem buques, o motivo é que as flores disfarçava o odor principalmente das partes intimas. As festas dó de quem tinha que ir numa festa nessa época, pois não se tinha banheiro e as condições de higiene para as atuais festas eram quase zero.
Nas salas eram onde os animais como gatos, cachorros e ratos mais ficavam já que eram os lugares mais quentes, o problema deles era quando chovia, pois a única forma de descer dali era pulando, daí a nossa expressão “tá chovendo canivete” que vem de “it’s raining cats and dogs”(está chovendo gatos e cachorros).
O velório surgiu nessa época pois a família dos mortos ficavam esperando que este se levantasse ou não, nisso os familiares ficavam comendo e bebendo. Na Inglaterra nem sempre tinha onde colocar os corpos então os ossos de pessoas mortas a mais tempo eram retirados para que o novo corpo pudesse ocupar seu lugar. Mas as vezes os coveiros descobriam caixões com arranhões indicando que alguns tinham sido enterrados vivos. Ai alguém de mente brilhante teve a ideia de amarrar um pano no pulso do defunto amarrado a um sino no em cima do tumulo, ai caso alguém acordasse tinha uma pessoa para avisar que o morto estava vivo. Dai veio a expressão “salvo pelo gongo”
Pronto galera foram apenas algumas informações para vocês valorizarem as suas vidas e não reclamar de banhos frios, lugares com gente fedendo entre outros.
Por: Trajano