Chineses criam super computador

03/11/2010 19:36

 

Chineses criaram um super computador que superou sem sombras de duvidas a tecnologia Americana.

A China que neste ano alcançou os Estados Unidos em questoes economicas promete que nao deixara de fazer só isso neste ano.

Retomando a um post antigo onde falamos sobre o dominio chines no mercado mundial , podemos ver que parecemos estar perto disso a cada dia que passa.

 

Em uma disputa nada amigável, o país oriental e os EUA disputam pelo título do país que detém a tecnologia capaz de desenvolver o supercomputador mais rápido do mundo.

Segundo o blog Gadget Lab da revista Wired, uma espécie de Guerra Fria – muito mais branda que a original – acontece entre China e Estados Unidos, onde um dos lados que mostrar que tem mais capacidade tecnológica que o outro.

Um dos peões colocados neste tabuleiro é a capacidade de seus supercomputadores, máquinas utilizadas para o processamento de informações de forma agressiva, como cálculos de trilhões de dígitos, ou renderização de animações em vídeo com muitos detalhes e variações físicas.

Isto seria impossível em computadores convencionais.

Acontece que desta vez, o troféu vai para as ambiciosas mãos chinesas – mesmo ainda não tendo sido ratificado pela lista Top500 de supercomputadores, que só será publicada em janeiro. Seu supercomputador possui 7.168 unidades de processamento gráfico da NVIDIA, de modelo Tesla M2050 e 14.336 processadores Intel Xeon.

Enquanto que a "Ex-Maquina com o processador mais poderoso do Mundo" tinha apenas “apenas” 1,75 petaflops, com “somente” 37.376 processadores da AMD a poderosa máquina chinesa, nomeada Tianhe-1A, conseguiu ultrapassar seu concorrente imediato desenvolvendo um desempenho com cerca de 2,51 petaflops.


Este tipo de processador pode executar tarefas especializadas, principalmente relacionadas à computação gráfica e visual, que trabalharão em conjunto com os CPUs para acelerar o processamento da informação.

Outro ponto importante é o consumo de energia, que é reduzido quando se utiliza este sistema de combinação das tecnologias.

Com GPUs trabalhando com os processadores convencionais, este projeto consome 4,04 megawatts, três vezes menos do que teria se fosse construída inteiramente com CPUs, como afirma a NVIDIA.

Fisicamente, o Tianhe-1A é um monstro de computação. Ele tem 262 terabytes de memória e está alocado em 140 gabinetes do tamanho de geladeiras.

O dominio chines nos domina vagarosamente....